O blog do estudante de Pedagogia

quinta-feira, 7 de abril de 2011

As possibilidades do Pedagogo no mercado de trabalho


Oi, gente!! Nossa carreira de Pedagogia é muito ampla. Temos diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Podemos atuar em escolas de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como professores, gestores como diretor (a), orientador pedagógico, orientador pedagógico, supervisor escolar e na  inspeção escolar. Esta última para atuar na Secretaria de Educação. Há várias possibilidades de atuação dentro da Secretaria de Educação, como os coordenadores de diferentes projetos sociais, há pessoas que trabalham especificamente no setor pedagógico deste lugar, que atuam na Educação Especial, Educação Ambiental, Informática Educativa, Incentivadores da Palavra, Educação no Trânsito, dentre outros.
Os pedagogos também têm possibilidades de atuar em APAES, na Educação de Jovens e Adultos, e em escolas com trabalho específico como as Escolas do Campo, Escolas Indígenas e  Escolas Técnicas. Podendo também seguir carreira acadêmica e ser pesquisadores. No setor público Administrativo, além de atuar nas Secretarias de Educação conforme já foi citado, tem a possibilidade de atuar com assessoria pedagógica, atividades técnicas pedagógicas e equipes multidisciplinares.
Em empresas, trabalha no treinamento e aperfeiçoamento profissional do Recursos humanos,bem como equipes multidisciplinares e pesquisa.Em hospitais, atua em assessoria pedagógica, acompanhamento pedagógico de internos, recreação, organização de brinquedotecas, podendo ser brinquedista ( que faz brinquedos educativos), oficinas de leitura, dentre outros.
Há participação dos pedagogos nos movimentos sociais, como sindicatos, igrejas, Conselhos Tutelares,associações, ONGs, Partidos Políticos, direitos humanos, Saúde preventiva, educação ecológica-ambiental, educação para o trânsito e educação sexual;
Nos meios de Comunicação,  atua em programas educativos, de TV, revistas, jornais,em suplementos culturais, Programas de Educação à distância, elaborando Livros Didáticos e paradidáticos on-line, em produção de vídeos,CD, software educativos e pesquisa.
O pedagogo pode utilizar seus conhecimentos na formação de professores e no planejamento e funcionamento de escolas, cursos e instituições de ensino. O pedagogo é o único profissional habilitado a preparar, administrar e avaliar currículos, programas escolares e orçamentos, cuidando da relação da instituição de ensino com a comunidade, a família dos educandos e autoridades do setor educativo e podemos até trabalhar em clínicas psicopedagógicas.Ser comissário da Infância e Juventude.Ser empresário, como por exemplo dono de escola ou ter uma assessoria pedagógica particular.
É... para nós pedagogos há inúmeras oportunidades!!!!Esperamos que tenham gostado!!!
Então, o que vocês acharam disso?!


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente acho que quem pode muito, pode acabar sem poder nada, rsrsr. Essa é a grande questão com esse currículo "multi-habilitador", digamos assim. O que nós poderemos, na verdade, dependerá dos editais dos concursos que fizermos (que deverá ser minunciosamente estudado, para não nos fazer cair em armadilhas sobre a habilitação que temos) e/ou da intencionalidade e interesse das empresas contratantes. Penso que seria bom começarmos a pensar que as "Pós" e os mestrados deverão fazer parte de nossa formação, porque, se por um lado estas especializações delimitam nossa área de atuação, por outro elas consolidam nossa formação frente ao competitivo mercado de trabalho. Bem, de qualquer forma, estou mesmo preocupada é em conseguir vencer todos os estágios, a monografia e enfim, me formar! É bom saber que temos tantas possibilidades de escolhas (mesmo com as observações que fiz)! então, minha gente: Rumo ao diploma!!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir